sábado, 18 de junho de 2011

A paz

Música de João Donato
Letra de Gilberto Gil


A paz
Invadiu o meu coração
De repente, me encheu de paz
Como se o vento de um tufão
Arrancasse meus pés do chão
Onde eu já não me enterro mais

A paz
Fez o mar da revolução
Invadir meu destino; a paz
Como aquela grande explosão
Uma bomba sobre o Japão
Fez nascer o Japão da paz

Eu pensei em mim
Eu pensei em ti
Eu chorei por nós
Que contradição
Só a guerra faz
Nosso amor em paz

Eu vim
Vim parar na beira do cais
Onde a estrada chegou ao fim
Onde o fim da tarde é lilás
Onde o mar arrebenta em mim
O lamento de tantos ais


Gil conta a história dessa música no livro "Gilberto Gil Todas as Letras" de 1996.

"João DOnato apareceu em casa um dia com uma fita com várias canções, todas chamadas 'Leila' - 'Leila 1,2,3,4' - umas quinze ou dezesseis no total. Eu disse: 'Deixa pra outro dia, hoje a gente não tem tempo...'. E ele: 'Não, vá, apure aí, faça alguma coisa'. E começou a cochilar ao meu lado. A imagem dele dormindo, sossegado, em plena luz do dia, me achamou a atenção para o sentido da paz. Me veio à lembrança o título do livro Guerra e Paz, de Tolstoi, e a letra foi sendo construída sobre essa contradição, reinterando minha insistência sobre o paradoxo.
Essa é a recorrência báscica no meu trabalho: yin e yang, noite e dia, sim e não, permanência e trasncendência, realidade e virtualidade: a polaridade criativa (e criadora).

Nenhum comentário:

Postar um comentário